segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sobre ser escravo de si

O que me fez pensar nisso foi a leitura de textos bíblicos e analisar a minha vida no último mês.

As pessoas pensam que ser livre envolve fazer aquilo que o coração manda, aquilo que se deseja... seguir instintos.
Só que nosso coração e nossos desejos podem ser destrutivos.  E só porque você sente algo não significa que aquilo é real.

Ser livre é conseguir guiar-se, é não ser escravo dos próprios desejos. Esforçar-se por algo  é lutar contra a preguiça e contra o medo do fracasso. Se você consegue pensar seus objetivos e mover-se em direção a eles vencendo o cansaço da vida, o medo, os obstáculos que se apresentam no caminho, as opiniões contra...você é livre.

Pense em relação ao trabalho e estudo. Você quer ter um bom resultado, quer ter reconhecimento, mas certamente há vários dias que você não tem vontade de levantar da cama.

Pense em relação a sua saúde. As bobeiras que nos fazem mal são tão gostosas, e entre alface e chocolate, o segundo parece bem mais atrativo. Ninguém tem desejo de acordar cedo e ir caminhar. É preciso lutar contra seu corpo para fazer isso.

Tenho entrado em uma crise atrás da outra, a minha amiguinha de FIBRA tá muito atiçada nos últimos tempos. E eu tenho me entregado ao meu corpo. Eu sei que sou capaz de fazer as coisas, vai exigir um maior esforço, mas cada um luta com suas fraquezas e eu preciso vencer a minha. Não posso deixar que a fraqueza do meu corpo conduza minha vida a uma inércia sem fim.  Eu preciso sair da cama e fazer as coisas que minha mente quer fazer e meu corpo não quer. No fim, estarei muito mais feliz do que se me entregar aos meus desejos. Se eu tiver disciplina em relação aos cuidados com minha saúde, exercícios e alimentação, não precisarei depender de remédios. Se eu lutar contra o cansaço e for atrás de tudo que quero fazer eu vou pra frente... vou alcançar meus objetivos. Vou fazer meu tempo valer.

Então não seja escravo das suas vontades. Conduza a si mesmo para o melhor caminho. Disfrute dos prazeres da vida com equilibrio. Descubra novos prazeres, descubra o prazer que há em ter realizações, por menores que sejam. O prazer que há no fato de terminar um dia com sensação de dever cumprido. Certamente encontrará mais que alegria momentânea... encontrará a felicidade.

Nenhum comentário: