quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sobre outra coisa

Eu sou intérprete de Libras.   Gosto de ser apesar dos problemas próprios da profissão(qualquer profissão tem os seus.).

Estou lendo um livro: Surdez e linguagem, da Ana Paula Santana, Editora Plexus. É muito interessante.

Depois que eu comecei a trabalhar com surdos comecei a ter um pouco mais de sensibilidade e minha percepção visual melhorou.  Fico impressionada como as pessoas são ignorantes em relação a questão da surdez, acham que o idioma é mímica ou apenas gestos. O que não é, mas faz parte. Bom, na realidade com o corpo podemos nos expressar bem mais que apenas com a voz.  Ontem li um trecho que achei interessante. Vou transcrever aqui:

"(...) O autor(Lane,1992) ressalta ainda que algumas das peças de teatro chamam atenção para atividades ridículas dos ouvintes como conversas intermináveis pelo telefone, o pânico de serem tocadas, a falta de percepção visual, a falta de expressão nos rostos, nos quais apenas os maxilares se articulam, rostos que pela sua insensibilidade negam o que as palavras mencionam."

Concordei com isso. Acho que precisamos aprender a nos expressar através dos olhos, expressões, através do movimento do corpo, e não estou falando de comunicação com surdos.  É preciso enriquecer a nossa.  Olhar nos olhos ao falar.  Mostrar não só o que se quer dizer, mas o que se sente a respeito do assunto
Enriquecer a vida estando atento aos nossos sentidos todos, nós os que os possuímos em plenitude, aprendendo daqueles que perderam um ou mais sentidos.

E para vocês poderem ouvir com os olhos, deixo aqui uma música traduzida para Libras.
Os créditos estão no final do vídeo.

Nenhum comentário: