quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sociedade dos poetas mortos


Filme antigo, muita gente conhece. Um professor incrível, que quebra o tradicionalismo, e obriga seus alunos a pensar, que os faz ver que não precisam apenas absorver conhecimentos transmitidos na escola. Transforma seus alunos de passivos a ativos. Os alunos começam então a entender que eles tem sim liberdade para fazer suas escolhas, e transformar suas vidas.

Esse filme faz qualquer estudante de Pedagogia viajar. Mas pode ser aplicado a qualquer coisa na vida.Tradicionalismo, falso moralismo, modismos e outros ismos nos são impostos. E a sociedade nos transforma em robôs.

Por isso é difícil inovar. Sempre aqueles que trouxeram modificações, mudanças e melhorias foram criticados, porque nós nos acomodamos, e não gostamos daqueles que nos tirem da zona de conforto. E então, fazemos menos do que podemos, por achar que "já tá bom do jeito que tá".

Não tô falando que é pra ficar insatisfeito com o mundo ou com a própria vida, não. Mas, please... sacode a poeira, inova um pouquinho... não se acomode...não se acostume. Não deixe a rotina te transformar em máquina.
****************
Alguns estudiosos do capitalismo mostraram as consequencias do método de produção fundamentado na divisão do trabalho. Marx chegou a dizer que o funcionário transformava-se em uma extensão da máquina. Estava condicionado a viver executando uma mesma função o tempo todo, sem ter uma visão da totalidade.
Acho que a rotina faz isso, a gente se acostuma com as ruas, as pessoas, as situações, e a vida vira um mecanismo repetitivo. Não evoluimos, nem regredimos, estacionamos, apenas.

E não... não precisa ser assim.

Nenhum comentário: